Se você está na reta final do concurso da Polícia Civil de São Paulo, sabe que a prova oral é decisiva para conquistar a sua vaga. Entre as disciplinas que mais preocupam os candidatos, Criminologia ocupa um papel de destaque.
A grande dúvida é: como a banca costuma perguntar Criminologia na prova oral? Para te ajudar a se preparar de maneira eficaz, reunimos questões que já foram cobradas em provas anteriores. Isso vai te permitir entender melhor o perfil das perguntas, além de praticar suas respostas. Neste artigo, vamos te guiar por alguns dos principais tópicos de Criminologia que podem aparecer na sua avaliação, oferecendo dicas valiosas de como estruturar suas respostas e se destacar frente à banca.
1. Temas Mais Comuns em Criminologia nas Provas Orais
Com base em provas passadas, a banca examinadora costuma focar em alguns pontos específicos dentro da disciplina de Criminologia. Aqui estão os temas mais recorrentes:
a) Teorias Criminológicas
A banca frequentemente pede que os candidatos expliquem as principais teorias criminológicas, como a teoria clássica, positivista e crítica. Como estudar: Domine as características de cada uma, sabendo explicar suas diferenças e a evolução do pensamento criminológico ao longo do tempo.
b) Delinquência e Crime
Outro tema que aparece é a distinção entre delinquência e crime, além de fatores sociais, psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento criminoso. Como estudar: Prepare-se para falar sobre os aspectos subjetivos e objetivos que envolvem o cometimento de crimes, sempre de forma clara e objetiva.
c) Políticas de Prevenção ao Crime
A banca pode questionar sobre políticas públicas de prevenção ao crime e a eficácia dessas políticas. Como estudar: Revise os diferentes tipos de prevenção (primária, secundária e terciária) e esteja preparado para dar exemplos práticos, contextualizando sua resposta com a realidade brasileira.
2. Dicas de Como Estudar Criminologia para a Prova Oral
Para consolidar seu estudo em Criminologia, é essencial seguir algumas estratégias que vão te ajudar a se destacar:
a) Pratique Respostas Orais com Base em Questões Anteriores
Estude as questões que já foram cobradas em provas orais anteriores de Criminologia. Ao fazer isso, tente responder em voz alta, simulando o ambiente da banca. Grave-se para identificar pontos de melhoria e garantir que suas respostas estejam coerentes e bem estruturadas.
b) Estudo de Casos Práticos
A Criminologia está diretamente ligada à prática policial, então é possível que a banca peça que você aplique conceitos teóricos a casos reais ou simulados. Como estudar: Leia casos práticos envolvendo teorias criminológicas e pratique como você explicaria a aplicação dessas teorias em diferentes situações.
c) Simulados com Outra Pessoa
Assim como na prova de português, uma ótima forma de treinar é simular a prova com outra pessoa. Peça que ela faça as perguntas, e você responde como se estivesse diante da banca. Isso ajuda a controlar o nervosismo e a desenvolver uma postura mais confiante.
3. Questões Práticas de Criminologia: Prepare-se com Conteúdos Reais
Para facilitar ainda mais sua preparação, selecionamos mais de 150 questões já cobradas em provas anteriores de Criminologia. Essa prática constante é a chave para te dar mais segurança na hora da prova. As questões variam desde perguntas teóricas, como a explicação das teorias criminológicas, até casos práticos que exigem a aplicação desses conceitos no contexto da atividade policial.
É uma ciência empírica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, por meio de métodos biológicos e sociológicos.
O crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
Fornecer informações/estudo para que o fenômeno criminal seja compreendido e para que possam ser realizadas intervenções preventivas.
Segundo Cesare Lombroso, é aquele que nascia criminoso com características comuns. Um ser atávico.
Negra: crimes desconhecidos, pois não são registrados; Dourada: crimes praticados pelo alto escalão, crime do colarinho branco; Azul: crimes praticados pelos menos favorecidos ; Verde: crimes ao meio ambiente, não chegam ao conhecimento do Estado ; Amarela: crimes cometidos por funcionário público, vítima não registra por medo de represália. ; Rosa: crimes homofóbicos.
Cesare Lombroso – pai da criminologia.
Benjamin Mendelsohn
Médico / Pai da criminologia ; Obra: O homem Delinquente ; Escola Positiva.
Jurista/Político Italiano ; Obra: Delito como ente jurídico ; Escola Positiva.
Pai da vitimologia / advogado ; obra: A vitimologia.
Sociológo ; Teoria da Anomia (ausência de lei)
Romancista Judeu ; Obra: Delinquente Boys, 1955 (Teoria da Subcultura Delinquente)
Prof de Medicina Legal ; Classificava os criminosos de acordo com o domínio dos fatores biológicos.
Clássica: humanitária / liberal / direitos individuais / contra processo inquisitório / livre arbítrio / influenciada pelo iluminismo/ preocupava-se com o crime.
Positiva: Preocupava-se com o criminoso / Método empírico e indutivo / Não tem livre arbítrio.
Clássica: Cesare Beccaria, Francesco Carrara, Pelegrino Rossi
Positiva: Cesare Lombroso, Enrico Ferri, Rafaelle Garófalo.
Quando a vítima desenvolve uma ligação sentimental/afeição com o criminoso. O crime envolve restrição de liberdade.
A vítima por vingança/rejeição/ódio simula um fato para prejudicar o outro. Ex: denúncia falsa de estupro.
Controle social trata-se dos métodos de contenção do crime. Formal é composto por órgãos do Estado (ex: MP, polícia, poder judiciário…). Informal tem finalidade preventiva e educacional (ex: família, escola, igreja…)
Estuda a origem e causa do crime.
Estuda os mecanismos sociais, biológicos e psicológicos. Fatores: desigualdade social, a falta de oportunidade, desemprego, …
É a ciência de selecionar os bens/direitos que devem ser tutelados juridicamente/penalmente. Analisar o que está sendo violado e achar mecanismos para enfrentar a violação. Instituição: ESTADO.
é a aplicação concreta da criminologia geral (conhecimentos teóricos) para tratar o criminoso. Em busca de sua ressocialização.
É uma disciplina que reúne conhecimento/técnicas para elucidar a forma como o crime aconteceu. A criminologia a implicação na sociedade, a ressocialização.
Primária: causada pelo criminoso, decorre diretamente da prática delitiva.
Secundária: causada pelo Estado, instâncias formais. Revitimização.
Terciária: causada pelo meio social
Primária: antes do crime, implementação de medidas indiretas de prevenção, voltada para causas, se destina a coletividade.
Secundária: Posterior ao crime ou na iminência, são as ações policiais.
Terciária: voltada para a população carcerária. Evitar a reincidência.
É uma pseudociência que envolve a medição do crânio para prever características mentais.
Os criminosos são impulsionados por fatores externos, trabalha a divisão do criminoso diante da prática do crime repreendida diante a sociedade.
Tipos:
Puro (impulsionado pelo meio externo)
Preponderante (é um reincidente excepcional / fraco de caráter/personalidade)
Positiva: visa mostrar para todos que o crime é punível / a força do Estado.
Negativa: intimidar / desistimular o crime
É a fraude recíproca, quando a vítima também age de ma-fé no caso concreto. Ex: estelionato.
Analisa o problema da estigmatização. A pena passa a gerar desigualdade. O criminoso é rotulado.
É associada diretamente ao comportamento de jovens que delinquem em grupo.
O crime acontece quando há descaso ou abandono. Faz supor que ali não existe lei.
Com a crescente criminalidade nas grandes cidades, novos tipos de penas são criados e os já existentes têm que funcionar com rigor para restabelecer a ordem.
Desorganização das grandes cidades influência na conduta do criminoso. Existem locais onde a criminalidade concentra.
Ausência de normas/lei. Desorganização social. Defensor: Merton.
Faz parte da teoria do conflito que tem um cunho argumentativo. O capitalismo é a base da criminalidade. Conflito entre a sociedade e o direito.
Elas têm influência do meio. No inverno mais crimes são praticados contra o patrimônio, já no verão mais crimes contra as pessoas e na primavera mais crimes contra os costumes (sexuais).
A teoria das leis térmicas é um exemplo de telurismo, que é a influência do clima, tempo, terra e geografia nos comportamentos criminosos.
Consiste em reunir e levar em consideração os resultados de outros ramos do saber (sociologia, biologia, psicologia, etc)
Método indutivo / empírico (observa a realidade)
Diferente do direito penal, a criminologia enxerga o crime como um fenômeno social, um objeto de estudo.
Sim. A prevenção do delito é um dos principais objetivos do Estado Democrático de Direito. Dentro da prevenção são feitas ações que evitam a ocorrência ou a reincidência do crime.
Permite um olhar amplo ao policial, podendo compreender as causas e trabalhar estratégias para evitar o cometimento do crime e/ou a sua nova incidência.
A vítima que sofre o ataque do bem jurídico, ela desempenha um papel importante no crime, tornando assim essa investigação fundamental para assegurar o cumprimento da justiça e a segurança pública.
É uma teoria com cunho argumentativo, progressista, tem uso da força, da imposição.
Acontece antes do crime. Voltada para coletividade. Medidas indiretas de prevenção.
É um conjunto de mecanismos e sanções para colocar regras estabelecidas. Formal (órgãos do Estado). Informal (família, igreja…)
esta é a hipótese onde não há crime.
Suicídio / Roleta Russa
Primavera (crimes sexuais) ; verão (crimes contra a pessoa) ; Outono/Inverno (crimes patrimoniais)
É uma teoria de cunho funcionalista / conservador. Existem regras e as pessoas aceitam.
É aquele que possui finalidade preventiva e educacional. Ex: família, escola, igreja, profissão.
Foi um período marcado pelo protagonismo da vítima, pois a vítima trabalhava a questão da retribuição.
Lei Maria da Penha e Lei Mariana Ferrer
Criminologia estuda o crime como fenômeno social, o direito penal estuda o crime como dever-ser, não se preocupa com questões sociais, trata o crime como sendo um fato típico, antijurídico e culpável.
Sim. A desigualdade social é uma das maiores causas.
é uma teoria que divide uma cidade em cinco zonas que se expandem a partir do centro.
É a vítima inocente. Completamente aleatória, não colabora e nem provoca o crime.
Paul Topinard 1879
Tem quem defenda que foi o Rafaele Garófalo 1885.
É a vítima ideal. Não concorre para o fato criminoso. Ex: vítima de bala perdida.
Fazer uma interligação com os temas ligados às infrações penais. Investiga as causas.
Sim. Finalidade é instruir melhor, prevenir e reprimir o crime desde o início até os desdobramentos.
Foi um jurista e criminólogo Italiano da Escola Positiva. Foi contra algumas ideias de Lombroso. Entendia que o crime devia ser abordado também a partir de uma análise psicológica e antropológica. Defendeu a pena de morte.
Visão atual: é um ser normal, que se submete às leis e pode não cumpri-las por razões que às vezes não serão compreendidas.
Cesare Lombroso
É a vítima por ignorância. É aquela que contribui de alguma forma para o resultado danoso. Exemplo: vítima que frequenta locais perigosos, expondo objetos de valores.
Sim. A atuação acontece quando as instâncias de controle social informal falham, entra em ação as instâncias de controle social formal, que são coercitivas e impositivas.
Advogado, pai da vitimologia.
É uma conduta que ocorre com frequência. Para a criminologia o fato ocorrido de forma isolada, não deve ser criminalizada. Só deve ser tipificado como crime o que afeta excessivamente a sociedade.
É aquela causada pelo meio social da vítima. Existe uma falta de amparo em relação à vítima.
Partem da ideia de que membros de grupos não compartilham dos mesmos interesses da sociedade, com isso existe o conflito. Existe força e coerção, ignora-se a existência de acordos. Tem cunho argumentativo.
Escritora na área do direito penitenciário, falava sobre os problemas carcerários, violência na prisão, etc.
Teoria da Anomia.
Vítima menos culpada que o criminoso. Vítima por ignorância. Ela contribui para o fato delituoso.
Teoria da Associação Diferencial.
São aqueles que não tem livre-arbítrio, eles nascem criminosos, são seres anormal.
São aqueles que têm livre arbítrio, eles escolhem fazer o mal, eram pecadores.
Vítima provocadora / vítima mais culpada que o criminoso.
É o conjunto de instituições, estratégias e sanções, para que os indivíduos cumpram as normas de convivência social.
É a prevenção voltada para a população carcerária, para que o indivíduo não seja reincidente e para que ele possa ser ressocializado.
A vitimização secundária é o sofrimento causado pelo tratamento que o Estado dá à vítima, em razão disso ela não comunica o crime as instituições, logo não há solução do delito, pela ausência de comunicação da vítima.
Teoria da Associação Diferencial.
A teoria do consenso tem um cunho funcionalista, existem normas de convívio e elas são aceitas e a do conflito tem um cunho argumentativo, tem força e imposição.
Ambas são espécies da Escola de Chicago. Na teoria das janelas quebradas o cometimento das infrações penais é maior em locais com sensação de impunidade / desordem. Na tolerância zero não admite pequenos delitos, pune logo.
Objetivo é evitar o delito e não somente punir.
Investimento em infraestrutura, lazer, educação, saúde.
Na teoria ecológica, quanto maior a desorganização, maior a criminalidade. Na teoria espacial temos a reestruturação arquitetônica e urbanística, fazendo assim uma medida preventiva da criminalidade.
Método emprírico, indutivo e interdisciplinar.
Cesare Lombroso.
Vítima ideal / vítima completamente inocente.
Teoria do etiquetamento.
Controle Informal.
É a prevenção que acontece depois ou na iminência do crime. Realizada pelas instituições do Estado. Ex: ação policial
Vítima por ignorância / vítima menos culpada que o criminoso.
Defende a existência de uma subcultura da violência. Possui 3 características: o não utilitarismo da ação, a malícia da conduta e o negativismo.
A criminologia auxilia com os estudos do crime, do criminoso, da vítima e do controle social, podendo assim a política criminal estabelecer mecanismos para controlar a criminalidade.
É a vítima completamente inocente. Aquela que não contribui para o resultado do delito.
vitimização secundária.
Prevenção Primária.
Também chamada de criminologia radical ou nova criminologia, se baseia no pensamento marxista. O capitalismo é a base da criminalidade.
é um método que busca a solução de conflitos por meio do diálogo e da negociação, com a participação ativa da vítima e do seu ofensor.
Crime cometido por organizações criminosas, dentro de uma estrutura hierarquizada, com regras e divisão de tarefas.
É uma ciência do ser, empírica, indutiva e interdisciplinar que tem como objetos de estudo, o crime, o crimonoso, a vítima e o controle social.
tem como base a ideia de que o ambiente em que as pessoas vivem pode influenciar o comportamento humano, incluindo o comportamento criminoso. Considera o crime na perspectiva de ofensor e vítima distribuídos em um ponto específico de espaço e tempo.
Também chamada de teoria do etiquetamento passa a analisar o problema da estigmatização, deslocando o problema criminológico do plano da ação para o plano da reação.
Se baseia na desconstrução da ideia de superioridade masculina, que inferioriza e violenta as mulheres; e na ressignificação do papel da mulher na sociedade, luta pela igualdade de gênero.
Uma série de dois ou mais assassinatos cometidos como eventos separados, normalmente, mas nem sempre, por um infrator atuando isolado. Os crimes podem ocorrer durante um período de tempo que varia desde horas até anos.
É uma teoria do consenso, onde o crescimento das classes mais pobres, sem direitos, aumentaria a criminalidade. É a delinquência juvenil. Possui 3 características: não utilitarismo, malícia na conduta e o negativismo.
Trata de crimes que acontecem onde há o descaso, a desordem.
É um sistema que tem a incumbência de aplicar os ordenamentos jurídicos, evitando a ocorrência de atos criminosos, reprimindo e investigando quando tais atos ocorrem, processando seus possíveis autores e punindo-os quando a autoria ficou evidenciada. Órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário em todos os níveis da Federação.
Um indicador que calcula os crimes com mortes violentas.
é o conjunto de bens culturais e materiais que podem ser herdados pelos herdeiros legais que são tanto os descendentes como os ascendentes. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos.
é responsável pelo estudo sobre o comportamento e os processos psicológicos relacionados ao planejamento e perpetração de atos criminais. Contribui para a elaboração de perfis criminais, através da observação de características dos delitos.
Um indicador que calcula os registros oficiais de vítimas do crime.
Faz parte da teoria do conflito. Também conhecida como teoria radical ou nova criminologia, onde o capitalismo é a base da criminalidade.
a segmentação social que gera padrões de desigualdade.
São crimes causados por adolescente, que não aceita os códigos de conduta e de ética que a sociedade exige.
são ações criminais motivadas pelo lucro e cometidas por grupos organizados, envolvendo mais de um país. Exemplos: tráfico de drogas, tráfico de seres humanos, contrabando de migrantes, tráfico de armas, lavagem de dinheiro, entre outros.
é o ato de sancionar uma lei penal que incrimina ou permite a punição de indivíduos relacionados a um crime.
É aquela voltada para a coletividade, um trabalho de conscientização social por meio de prestação social e intervenção comunitária, opera a longo prazo. Feita antes do crime acontecer.
Se refere ao impacto psicológico e emocional que ocorre em indivíduos que testemunham ou têm conhecimento de um crime. O indivíduo absorve o que a outra pessoa passou e passa a ter ansiedade, medo entre outros sentimentos.
consiste nos estudos voltados na antropologia, na pessoa do delinquente, buscando investigar as origens e as características do ser humano da maneira mais ampla possível.
visa à reeducação do infrator, à assistência a vítima, bem como ao controle social afetado pelo crime. Sim.
em como finalidade compreender e prevenir o delito e intervir na pessoa do delinquente.
Modelo Clássico (dissuasório). Porque baseia-se na repressão por meio da punição ao agente criminoso.
é a mesma coisa de cifra negras, aqueles crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades.
Controle Informal.
Uma mulher que sofre um estupro.
Empírico, indutivo e interdisciplinar.
É quando a vítima, que tem sua liberdade restrita, cria um sentimento de amor/amizade pelo criminoso/sequestrador.
isolando o criminoso, através der sua prisão ele deixa de ser um risco para a sociedade.
Estudar os fatores que se relacionam dentro de um ato criminoso. Verificar e investigar o delito, a vítima, o delinquente e as relações sociais que estão por trás.
São consideradas dessa forma as pessoas que, em decorrência de seu cargo, função, ou algum tipo de prestígio na sociedade em que vive acham que não estão sujeitas a qualquer tipo de ação delituosa que possa transformá-las em vítimas. Exemplo: o padre.
A prevenção especial é direcionada a pessoa do condenado. Para a prevenção especial negativa o importante é intimidar o condenado para evitar a reincidência. A prevenção especial positiva preocupa-se com a ressocialização do condenado para que possa retornar ao convívio em sociedade.
Porque se baseia na experiência, observa o mundo real.
É instituído pelos órgãos do Estado. Polícias, MP, Poder Judiciário, Administração Publica.
é o conjunto de princípios e regras através dos quais o Estado promove a luta de prevenção e repressão das infrações penais.
é o conjunto de instituições e ações usadas para que os indivíduos aceitem as regras de convívio social. Trata-se dos métodos para conter o crime.
Benjamin Mendelshon
Através da prevenção terciária, que utiliza métodos de ressocialização e de não reincidência.
Prevenção terciária, que está ligada a população carcerária. Buscando a ressocialização e a não reincidência do delinquente.
Através de seus estudos sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, podendo assim o Estado criar um conjunto de ações para prevenir a ocorrência ou a reincidência do crime.
prevenir e reprimir o crime desde o início até os desdobramentos.
afeta diretamente tanto a eficácia quanto a eficiência da política de combate ao crime, dado que a decisão de alocação de recursos pode ser redirecionada conhecendo-se esses dados.
Cesare Lombroso.
É o estudo da vítima em relação ao delito, verificar o dolo ou culpa e sua contribuição para o fato delituoso.
Sim, possui um caráter interdisciplinar pois apesar de ser uma ciência autônoma, a criminilogia leva em consideração os resultados de outros ramos do saber: sociologia, biologia, psicologia, etc.
Se dá na prevenção secundária, que ocorre logo após ou na iminência do crime através de ações policiais.
ausência de lei ou de regra.
Aquela que apresenta, desde o nascimento, predisposição para ser vítima e que acaba tomando atitudes, conscientes ou não, para figurar nesse papel.
A subcultura deliquente é associada diretamente ao comportamento de jovens que delinquem em grupo e na cultura deliquente é uma transmissão/compartilhamento cultural que gera a aquisição de um comportamento criminoso.
Teoria do aprendizado.
É aquela cuja responsabilidade pelo fato delituoso deve ser atribuída unicamente à vítima.
É o conjunto de instituições, estratégias e sanções para promover a submissão do indivíduo às normas para convívio em sociedade.
São aquelas em que as vítimas são pessoas que sofreram alguma forma de violência cometida por um funcionário público e deixam de denunciar o fato aos Órgãos responsáveis por receio e medo de represália.
A base de sua abordagem é o capitalismo, é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social.
Para alguns autores sim.
Vítima por ignorância ou vítima menos culpada que o criminoso.
É um ser normal, na visão atual.
É o estudo da vítima num caso delituoso, para verificar de houve dolo ou culpa e se teve alguma participação da mesma no fato criminoso
Trata-se do controle formal e informal ao mesmo tempo. Exemplo: policiamento comunitário, UPP.
Cifra Criminal é o termo que se utiliza para os crimes que ocorrem porém não chegam ao conhecimento das autoridades policiais ou deixam de seguirem com os trâmites necessários para que o autor, responsável pela prática do crime seja devidamente responsabilizado civil e penalmente.
Robert King Merton e Émile Durkhein
fornecer informações confiáveis para que o fenômeno criminal seja compreendido e para que possam ser realizadas intervenções preventivas.
trata-se do comportamento de jovens que delinquem em grupo.
Surgiu após a 2ª Guerra Mundial com o sofrimentos dos Judeus.
É uma Escola que estuda o crime causado pela desorganização social nas grandes cidades. Priorizava ação preventiva e mínima atuação repressiva do Estado.
tem a ocorrência registrada, mas não prossegue nas vias judiciais, pois as partes fazem acordo.
O protagonismo (idade de ouro) onde a vítima era titular do Jus puniendi.
Seria o espaço onde não tem nenhuma vigilância da sociedade.
Teoria Espacial
Sofrimento das pessoas ligadas à vítima do crime. Extensão familiar.
Situação em que a vítima participa ativamente do resultado delitivo. Também chamada de vítima voluntária. Exemplo: fraude recíproca, eutanásia, aborto consentido.
“a vida deveria ser melhor e mais rica e mais completa para todos, com oportunidades para todos baseado em suas habilidades ou conquistas”, independente de sua classe social ou circunstâncias do nascimento.
Ocorre quando a vítima deixa de relatar um crime do qual foi vítima.
Quando a vítima se acha culpada pelo delito ocorrido. Exemplo: quando a mulher acha que foi estuprada por estar usando uma vestimenta mais justa/curta.
Protagonismo (idade de ouro) ; Neutralização ; Redescobrimento.
É o dano decorrente do próprio crime, causada pelo criminoso. Ex: estupro.
A desordem social nas grandes cidades.
são os crimes de colarinho branco, praticados pelo alto escalão. EX: corrupção, lavagem de dinheiro.
são os crimes contra o meio ambiente que não chegam ao conhecimento das autoridades.
Empírico, indutivo e interdisciplinar (biológico e sociológico).
É um fenômeno social.
Com a crescente criminalidade nas grandes cidades, novos tipos de penas são criados e os já existentes têm que funcionar com rigor para restabelecer a ordem.
O crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
Teoria do consenso e Teoria do Conflito.
O método quantitativo refere-se a contagem e medida de coisas. São as técnicas de estatística (método por excelência), o questionário, os métodos de medição.
O método qualitativo faz uso de técnicas, como pesquisa de campo, observação participante e entrevista.
as infrações criminais são vistas como atos anti sociais que ameaçam o bem-estar da sociedade e precisam ser punidos para manter a ordem social.
são espécies de pesquisa observacional que, ao longo de um determinado tempo, analisam dados coletados. Detém uma única medição da variável ou do fenômeno examinado. Podem ser utilizados em uma população amostral ou em um subconjunto predefinido.
Não existe essa cifra, o que temos é a cifra rosa para os crimes homofóbicos.
Miséria, fome, desemprego, analfabetismo, entre outros.
são os estudos das biografias criminais, as carreiras criminais, estudos de casos individualizados. São muito utilizados para testar teorias da criminalidade aplicadas ao longo do tempo.
o Direito Penal do Inimigo é totalmente incompatível com o Estado Democrático de Direito, pois infringe princípios constitucionais básicos, como o da dignidade da pessoa humana.
É a ciência que estuda a origem e a causa do crime.
Não. A escola de Chicago tinha uma visão mais preventiva enquanto a tolerância zero mais repressiva/punitiva.
Não. Criminogênese é o estudo da origem do crime, a criminologia estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
indica que o crescimento das cidades se dá a partir dos respectivos centros e, quanto mais próximo ao centro, mais alta a classe social das pessoas que ali residem.
Teoria Ecológica/Desorganização Social ; Teoria Espacial ;
Se baseou no estudo de Harvard que apresenta a ideia de que a tolerância para delitos menores acaba por estimular os criminosos a praticarem crimes mais violentos.
Já na Tolerância Zero é mais agressiva por parte do poder policial, aqui não é tolerado nenhuma conduta criminosa.
Punição das pequenas infrações, mas quando acontece essa punição, as pessoas vão pra outro lugar.
Baseia-se na teoria da desorganização social acerca do comportamento criminal. Os crimes são praticados tanto pelos menos favorecidos quanto por quem tem uma boa reputação e com dinheiro, temos como exemplo o crime de colarinho branco. O crime é aprendido.
Tem um cunho sociológico, nessa teoria o delinquente comete crime porque não alcançou metas desejadas por eles. Exemplo: sucesso econômico ou status.
É o estudo da vítima com relação ao criminoso e ao crime. Hans Gross foi um dos primeiros estudiosos sobre a vítima, e a partir de 1940 que se tem um maior estudo, e nesse período temos Von Hentig e Benjamin Mendelsohn.
É a pessoa física ou jurídica, que sofreu, direta ou indiretamente, os efeitos da ação danosa do delinquente.
Auto-recriminação da vítima/sentimento de culpa. Exemplo: ter deixado a porta do carro aberta.
Investigou o arquétipo do criminoso, seu livro é “O Homem Delinquente”
É uma ciência interdisciplinar que visa analisar o comportamento criminoso e estudar estratégias de intervenção junto ao encárcerado. Objetivo de ressocialização desse criminoso.
Primária, Secundária e Terciária.
Enfrenta a criminalidade focando em alguns locais que essa escola entende ter maior concentração de crimes.
Escola Positiva: objetivo de encontrar um meio de proteger a sociedade de maneira mais efetiva contra as ações dos delinquentes, prevalecendo os direitos sociais sobre os individuais.
Escola Moderna: A pena tem caráter preventivo.
Escola Clássica: Influenciada pelo Iluminismo, preocupava-se com o crime, a pessoa tinha o livre arbítrio.
No colarinho branco são os crimes praticados pelo alto escalão e do colarinho azul são os praticados pelos mais pobres.
O Homem Delinquente é do Cesare Lombroso que pertece a escola Positiva e Dos Delitos e das Penas é do Cesare Beccaria que pertece a Escola Clássica.
Quando um agente público submete a vítima de uma infração penal ou testemunhas de crimes violentos a procedimentos desnecessários. A fase da revitimização.
Vítima Ideal/Vítima completamente inocente, Vítima Menos Culpada, Vítima tão culpada quanto, Vítima Mais Culpada e Vítima exclusivamente culpada
Consiste em uma teoria que é caracterizada pelo não utilitarismo da ação, consagrada pela malícia na conduta e o negativismo da conduta. O criminólogo foi o Albert Cohen.
Prevenção Primária: Acontece antes do crime, são prevenções voltadas para coletividade, são ações de políticas sociais.
Prevenção Secundária: Acontece depois ou na iminência do crime, são aquelas feitas por ações policiais.
Prevenção Terciária: São aquelas voltadas para a população carcerária (ressocialização e não reincidência)
É quando acontece o registro de um crime que não aconteceu. Exemplo: um BO falso feito eletronicamente.
É a criminalidade propriamente dita, aquela que chega ao conhecimento da autoridade policial.
É bom, porque ao tomar conhecimento a polícia vai poder fazer prevenções.
Teoria da Subcultura Delinquente. Nessa teoria os crimes não têm uma motivação racional (não utilitarismo), tem malícia na conduta, pelo simples prazer de prejudicar e o negativismo, que é realizar a conduta que sejam oposta ao padrão que a sociedade exige
Ele é o pai da criminologia, seu livro “Homem Deliquente” é a certidão de nascimento da criminologia. A criminologia passa a ser vista por um meio de ciência, uma visão empírica.
É ligada aos órgãos de segurança pública, faz parte da polícia judiciária.
Real: é a criminalidade propriamente dita, delitos que chegam ao conhecimento da autoridade policial. A reveleda é a totalidade dos crimes feitos pelo delinquente. Oculta são os crimes não comunicados.
sinônimo: cifras da criminalidade.
Idade de Ouro (olho por olho, dente por dente) Protagonismo da vítima.
Neutralização do Poder da vítima
Revalorização / Redescobrimento da vítima
Geral: trata do estudo sistemático, tem uma abordagem ampla.
Clínica: Uma micro-criminologia, ciência interdisplinar. Aplicação concreta de conhecimentos teóricos para o tratamento de criminosos.
Científica: refere-se ao estudo centrado apenas nos objetos e fatores condicionantes da criminalidade.
Micro: está atrelada a criminologia clínica, está ligada ao autor do crime individualmente.
Macro: ocupa-se da análise estrutural da sociedade onde ocorre o delito.
Ele viu que existiam situações em comum, trazia um estigma da criminalidade, pra ele o criminoso trazia um fator biológico. O homem já nascia delinquente. Do ponto de vista tipológico, ele dividia o criminosos em 4 delinquentes: Nato, Louco, Passional, Ocasional.
É o indivíduo que demonstra desintiresse em atingir metas sociais. O medo do fracasso causa um desistímulo.
É um projeto que visa combater a criminalidade através do controle informal, principalmente no tocante da delinquência juvenil e crimes patrimoniais.
São interrogatórios diretos feitos a um número de pessoas sobre itens relevantes da criminologia. Servia para conhecer o índice real da criminalidade.
Rebeldes na visão de Merton são inconformados, rejeitam as metas e os meios, acabam praticando condutas desviantes. Quer implementar a própria visão na sociedade.
Dissuasório: baseado na repressão do delito.
Ressocioalizador: intervenção na vida do infrator.
Restaurador: integrador / justiça restaurativa.
Principais pensadores temos: Cesare Beccaria, Jeremy Bertha , Francesco Carrara. Na Escola Clássica visava o estudo do crime
Preocupação em estudar o criminoso, mas não deixou de estudar o crime. Pensadores: Cesare Lombroso, Rafaele Garófalo e Enrico Ferri.
Crimes que aconteciam mais em determinadas estações do ano. No verão (crimes contra pessoas), no inverno (crimes patrimoniais), na primavera (crimes contra a dignidade sexual) e no outono não se chegou a uma conclusão.
Adolphe Quetelet.
Se você chegou até aqui, esperamos que tenha aproveitado ao máximo este artigo e que ele tenha contribuído para a sua preparação rumo à aprovação na prova oral da Polícia Civil de São Paulo. Cada dica e questão que trouxemos foi pensada para te ajudar a se destacar e encarar essa etapa final com mais confiança e clareza.
Sabemos o quanto essa jornada é desafiadora, e todo apoio faz a diferença. Por isso, se você achou este conteúdo útil, compartilhe com outros concurseiros que também estão se preparando para a prova oral da PC-SP! Quanto mais pessoas tiverem acesso a informações de qualidade, mais chances todos terão de alcançar o objetivo.
Continue firme nos estudos, e conte conosco para te acompanhar e trazer os melhores conteúdos nessa reta final. Boa sorte e sucesso em sua preparação!
E não perca: em breve, teremos as questões de Direito já cobradas em provas anteriores, ajudando você a se preparar de maneira completa para a próxima etapa! Fique atento e continue firme na sua jornada rumo à aprovação!